Governo do Rio de Janeiro lança mapa sobre mudanças climáticas

Aspectos ambientais, sociais e de saúde humana sensíveis à variabilidade climática foram avaliadosUma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentada nessa quinta, dia 24, em seminário na sede da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro indica a possibilidade de medição dos impactos das mudanças climáticas nos municípios fluminenses. Em três deles, Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Paraty, destaca-se o elevado índice de vulnerabilidade ambiental.

O Mapa de Vulnerabilidade da População do Estado do Rio de Janeiro aos Impactos das Mudanças Climáticas nas Áreas Social, Saúde e Ambiental sintetiza aspectos ambientais, sociais e de saúde humana sensíveis à variabilidade climática, associados a cenários futuros de mudança global do clima. Na pesquisa, foram considerados os dados climáticos de 1960 até1990 e os projetados para o período 2010 até 2040.

Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, os municípios do Estado receberão a pesquisa, que deverá ser incorporada aos planos diretores de suas cidades, para que elas possam se adaptar aos impactos da mudança do clima.

Segundo a coordenadora do projeto, Martha Macedo de Lima, foram adotados quatro índices para mensurar as condições de vulnerabilidade de cada município: saúde, social da família, ambiental e cenários climáticos.