Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Greve de caminhoneiros atrasa plantio do trigo no Rio Grande do Sul

Segundo a Emater do estado, alguns produtores rurais semearam a safra sem aplicar adubo

Fonte: Alisson Santin Zanatta/ Arquivo pessoal

A semeadura do trigo foi postergada em alguns municípios gaúchos por causa da falta de insumos provocada pela greve dos caminhoneiros, informou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS) em boletim.

Alguns produtores paralisaram o cultivo ou o fizeram sem aplicação do adubo, disse a entidade. Em outras áreas, agricultores aproveitaram o período para preparar o terreno para o plantio. Com isso, a área plantada no estado não passa de 5% do total previsto, abaixo dos 12% esperados para esta época do ano.

A comercialização de sementes para a cultura não foi comprometida pela paralisação, mas ocorre em ritmo abaixo do ano passado. “A oferta neste ano é menor, em função da baixa produção e da qualidade obtida no ano anterior”, informou. Produtores estão comprando sementes de fora do estado, especialmente do Paraná.

A entidade disse também que a falta de abastecimento de diesel e de caminhões para transporte levou à interrupção da colheita de feijão de segunda safra na maioria das propriedades. Os trabalhos atingem 80% da área estimada e a produtividade média até o momento é de 1,6 toneladas por hectare.

Sair da versão mobile