Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Indústria vai demandar mais laranja, prevê CitrusBR

Previsão de baixos estoques de suco deve estimular demanda das empresasA safra 2011/2012 de laranja deve chegar a 387 milhões de caixas de 40,8 quilos. A estimativa foi divulgada nesta segunda, dia 2, durante a Agrishow, pela CitrusBR, que representa a indústria de suco. A pesquisa foi feita com base em dados dos pomares próprios das empresas e de fornecedores, o que reúne cerca de 12 mil produtores.

Além do chamado cinturão citrícola de São Paulo, o levantamento considerou municípios do sul de Minas Gerais. O universo total da pesquisa é calculado em cerca de 170 milhões de árvores produtivas.

? É uma safra grande, não é uma super-safra, mas é uma boa safra ? avaliou o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer, projetando que, do total previsto, cerca de 330 milhões de caixas devem ser processadas pela indústria.

A indústria divulgou também uma parcial dos estoques de suco de laranja brasileiro. Em 31 de março deste ano, o volume estava em 424,7 mil toneladas de suco.

Segundo a CitrusBR, o nível deste ano é o mais baixo da história recente da indústria de suco de laranja. Em 31 de março de 2010, o volume era de 574,6 mil toneladas. Na mesma data em 2009 eram 805,1 mil toneladas e, em 31 de março de 2008, eram 798,7 mil toneladas.

E a perspectiva das empresas é de queda ainda maior neste ano. Segundo um cálculo feito pela Cutrale a partir dos números da CitrusBR, em 30 de junho os estoques de suco de laranja brasileiro devem estar em 140 mil toneladas. O cálculo considera uma média de pelo menos 100 mil toneladas vendidas a cada mês.

Com os estoques mais baixos, a expectativa é de demanda aquecida por parte da indústria e preços remuneradores a serem pagos pela matéria-prima.  

? A indústria vai procurar pela laranja e os produtores podem ser mais bem remunerados ? avaliou Lohbauer, presidente da CitrusBR.

? Os preços não vão cair. A safra é maior, mas nós nunca tivemos um nível de estoque tão baixo ? acrescentou o diretor corporativo da Cutrale, Carlos Viacava.

A entidade que representa a indústria de suco de laranja deve divulgar uma nova estimativa de safra até agosto.

Desconfiança
A Associação Brasileira de Citricultores avaliou os números com certa desconfiança. O presidente da entidade, Flávio Viegas, considerou a previsão de safra da indústria “alta demais” e disse acreditar em um efeito negativo da previsão sobre o mercado. Questionado sobre a perspectiva dos produtores receberem mais pela laranja, em função da demanda maior da indústria, Viegas foi cauteloso.

? Espero que sim (que paguem melhor). Afinal, é a indústria que tem o poder, ela é a compradora ? afirmou.

Sair da versão mobile