O IPCA-15 é lido como uma prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês, que será divulgado no dia 5 de março. A diferença entre os dois indicadores é o período de coleta de preços. O IPCA-15 é apurado com base na variação dos preços entre a segunda quinzena do mês anterior e a primeira quinzena do mês corrente. Já o IPCA é resultado da variação de preços ao longo do mês inteiro.
O IPCA é o índice oficial utilizado pelo Banco Central para cumprir o regime de metas de inflação. O centro da meta de inflação para 2010, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
Grupos
O grupo Educação registrou alta de 4,55% em fevereiro e contribuiu com 0,32% no resultado do IPCA-15 do mês. Segundo explicam os técnicos do IBGE no documento de divulgação do índice, o resultado reflete os reajustes das mensalidades escolares, sobretudo dos cursos de ensino formal (5,38%). Os alimentos também registraram aceleração de preços para 0,98% em fevereiro, ante 0,81% em janeiro. O grupo dos não alimentícios registrou alta de 0,93% em fevereiro, ante 0,44% em janeiro, com impacto especialmente dos ônibus urbanos (3,84%), gasolina (1,34%) e álcool (8,86%).