O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, esteve no local e participou da colheita simbólica. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural direto da Fazenda Ouro Branco.
A primeira colheita, realizada em Rio Verde, Goiás, resultou em um rendimento de mais de 63 sacas por hectare, contra a média de produtividade na região inferior a 55 sacas por hectare. Em Campo Verde, Mato Grosso, a área do projeto rendeu 61,5 sacas por hectare. A média no município não chega a 50 quilos. Nas duas unidades foi registrada a redução dos custos de produção em pelo menos 15%.
Projeto Lavouras do Brasil
Cada unidade ficou sob a responsabilidade de um grupo de cinco alunos de faculdades de agronomia, coordenadas por um professor do curso.
Através das câmeras, as atividades podem ser acompanhadas pela internet, 24 horas por dia. Todos os trabalhos de manejo realizados são publicados em blogs na página do Canal Rural. Mesmo nas áreas já colhidas é possível verificar o manejo utilizado em cada unidade e a evolução das plantações.