? À medida que ao longo de cada quinzena foi sendo feito novos dados, novas informações, foi-se percebendo que estas perdas estimadas inicialmente não se confirmaram, ao ponto que o levantamento deste mês mostrou a perspectiva da safra de 2011 será maior que o da safra 2009/2010. Então, é um motivo de alegria e de felicidade para todos nós, e que tranquiliza o campo e a economia gaúcha do ponto de vista econômico ? disse Lino de David, presidente da Emater-RS.
A excelente produção de arroz elevou a expectativa de um recorde histórico para as lavouras. Mas para o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, três fatores foram fundamentais para os bons resultados que devem ser obtidos na safra.
? Primeiro, a reversão da expectativa da seca que não se confirmou, apenas em uma região localizada no Estado. Segundo, o investimento tecnológico dos agricultores. Terceiro, a abundância do crédito, que foram elementos que se conjugaram para este resultado que estamos prevendo e esta estimativa já consolidada ? disse Ivar Pavan, secretário de Desenvolvimento Rural.