Lavouras de verão do RS podem bater recorde na produção de grãos

Previsão difere de levantamento feito em novembro, quando técnicos calculavam prejuízos provocados pelo La NiñaUm levantamento anunciado nesta quinta, dia 17, pela Emater do Rio Grande do Sul mostra que as lavouras gaúchas podem bater um recorde histórico na produção de grãos. A estimativa é de que sejam produzidos 23,6 milhões de toneladas com os principais grãos do verão. A previsão difere do último levantamento feito em novembro do ano passado, quando os técnicos calculavam prejuízos provocados pelo fenômeno La Niña.

? À medida que ao longo de cada quinzena foi sendo feito novos dados, novas informações, foi-se percebendo que estas perdas estimadas inicialmente não se confirmaram, ao ponto que o levantamento deste mês mostrou a perspectiva da safra de 2011 será maior que o da safra 2009/2010. Então, é um motivo de alegria e de felicidade para todos nós, e que tranquiliza o campo e a economia gaúcha do ponto de vista econômico ? disse Lino de David, presidente da Emater-RS.

A excelente produção de arroz elevou a expectativa de um recorde histórico para as lavouras. Mas para o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, três fatores foram fundamentais para os bons resultados que devem ser obtidos na safra.

? Primeiro, a reversão da expectativa da seca que não se confirmou, apenas em uma região localizada no Estado. Segundo, o investimento tecnológico dos agricultores. Terceiro, a abundância do crédito, que foram elementos que se conjugaram para este resultado que estamos prevendo e esta estimativa já consolidada ? disse Ivar Pavan, secretário de Desenvolvimento Rural.