Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lei amplia mercado da agricultura familiar com venda para merenda escolar

Técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário alerta sobre a necessidade de os produtores adequarem seus produtos à realidade das escolasCom a aprovação da Lei 11.947/09, o governo ampliou as alternativas de mercado para a agricultura familiar. O texto da lei determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. Esses produtos devem integrar a merenda escolar.

A produção atual atende à demanda da lei, porém, é preciso que o agricultor adapte o que produz à necessidade das escolas, segunda a técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ana Luiza Muller.

De acordo com Ana Luiza, um apicultor poderá aumentar a aceitação do seu produto se ele entregar o mel embalado, por exemplo, em sachês no lugar de entregar em baldes. Da mesma forma acontece com a rapadura.

? Será mais fácil e prático para a escola receber a rapadura em pequenos pedaços, prontas para serem distribuídas aos alunos, do que receber uma barra de um quilo. São questões que fazem toda a diferença na hora da compra ? afirma Ana Luiza.

Os 30% do orçamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para 2009 correspondem a cerca de R$ 600 milhões. Esses recursos devem ser aplicados, obrigatoriamente, na aquisição de produtos da agricultura familiar. Estima-se que, com essa medida, em torno de 250 mil famílias de agricultores serão beneficiadas diretamente. Com a lei, a previsão é de que por volta de 47 milhões de alunos da rede pública de ensino de todo o país terão a oportunidade de consumir produtos da agricultura familiar.

Sair da versão mobile