? A economia brasileira poderia estar melhor se não fosse pela crise mundial, mas acho que o Brasil vai dar lições a muitas pessoas de como se enfrentar uma crise econômica ? disse o governante em seu programa semanal de rádio.
? O Brasil conseguiu recuperar a economia com medidas como o aumento dos investimentos públicos em obras de infraestrutura e a redução dos impostos sobre as atividades produtivas ? disse.
Lula informou que, assim como o Brasil, outros países emergentes como a Rússia, China e Índia conseguiram ter crescimento positivo, apesar da crise, e podem mostrar ao mundo suas experiências bem-sucedidas.
O presidente declarou que esse é o objetivo da Cúpula do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) que será realizada na quarta-feira em solo russo, já que os quatro países representam praticamente a metade da população mundial e grande parte do consumo mundial.
? Somos economias emergentes. Cada uma tem seus problemas, mas também suas virtudes, e queremos nos colocar de acordo em assuntos importantes, especialmente com o G20, para que possamos fazer prevalecer a política adotada em nossos países, que estão enfrentando a crise de forma tão adequada ? afirmou.
O líder se referiu à crise depois de comentar que a contração do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil durante o primeiro trimestre do ano foi de apenas 0,8%, muito abaixo das previsões dos economistas.
? O Brasil está com a economia ordenada. Fomos os últimos a entrar em crise e vamos ser os primeiros a sair ? afirmou.