Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lula inaugura sistema de energia elétrica em Santa Catarina

Obra do PAC amplia em 150% a capacidade transmissão na Ilha de Santa CatarinaA cerimônia oficial de inauguração da linha submarina de transmissão de energia elétrica que integra Florianópolis ao Sistema Interligado Nacional começou às 12h30min desta sexta, dia 27, após a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sede da Eletrosul na capital catarinense.

Participam da solenidade a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), o prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), e a senadora Ideli Salvatti (PT).

De acordo com a agenda divulgada pela Presidência da República, Lula e sua comitiva devem retornar a Brasília às 13h45min.

Chegada do presidente

O presidente chegou em Florianópolis por volta das 10h. Lula e a comitiva presidencial desembarcaram no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de onde seguiram para a subestação Desterro na Praia do Campeche. Após visitar o local, Lula foi para a Eletrosul.

Investimentos de R$ 172 milhões

O sistema de transmissão, que recebeu investimentos de R$ 172 milhões, garante um aumento de 150% na capacidade de recebimento de energia na Ilha. A interligação opera desde 29 de dezembro.

Conforme o diretor operacional da Eletrosul, Antônio Vituri, o empreendimento é o único na América Latina com cabos submarinos. Além dos equipamentos sob a água, houve ampliação da subestação de Palhoça, construção das subestações de Biguaçu e de Desterro, e a construção e ampliação de linhas de transmissão.

A inauguração do novo empreendimento deve pôr fim às sobrecargas no sistema de energia elétrica na cidade e impedir a repetição de episódios como o apagão de 2003, quando a única ligação entre subestações no Continente e na Ilha foi danificada e a capital catarinense ficou sem o abastecimento de energia elétrica por aproximadamente 55 horas.

Sair da versão mobile