Participam da solenidade a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), o prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), e a senadora Ideli Salvatti (PT).
De acordo com a agenda divulgada pela Presidência da República, Lula e sua comitiva devem retornar a Brasília às 13h45min.
Chegada do presidente
O presidente chegou em Florianópolis por volta das 10h. Lula e a comitiva presidencial desembarcaram no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de onde seguiram para a subestação Desterro na Praia do Campeche. Após visitar o local, Lula foi para a Eletrosul.
Investimentos de R$ 172 milhões
O sistema de transmissão, que recebeu investimentos de R$ 172 milhões, garante um aumento de 150% na capacidade de recebimento de energia na Ilha. A interligação opera desde 29 de dezembro.
Conforme o diretor operacional da Eletrosul, Antônio Vituri, o empreendimento é o único na América Latina com cabos submarinos. Além dos equipamentos sob a água, houve ampliação da subestação de Palhoça, construção das subestações de Biguaçu e de Desterro, e a construção e ampliação de linhas de transmissão.
A inauguração do novo empreendimento deve pôr fim às sobrecargas no sistema de energia elétrica na cidade e impedir a repetição de episódios como o apagão de 2003, quando a única ligação entre subestações no Continente e na Ilha foi danificada e a capital catarinense ficou sem o abastecimento de energia elétrica por aproximadamente 55 horas.