Mato Grosso do Sul reduz registros de ferrugem asiática na soja

Em outros Estados produtores, casos da doença aumentaramDepois da queda na produtividade provocada principalmente pela estiagem prolongada, agricultores de Mato Grosso do Sul têm, pelo menos, um motivo para comemorar durante a fase final da colheita da soja: o número de casos de ferrugem asiática registrados no Estado caiu pela metade nesta safra. No entanto, em outros Estados produtores os registros da doença aumentaram.

Até agora foram registrados 233 casos de ferrugem asiática nas lavouras de soja de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Consórcio Nacional Anti-Ferrugem. O número é 56% menor do que o da última safra, quando foram confirmados 538 focos da doença no Estado. A redução é considerada uma conseqüência da conscientização do produtor rural, que seguiu à risca as orientações técnicas para evitar a ferrugem, como por exemplo, o período de vazio sanitário e o monitoramento das plantações.

? Esta vitória é dos produtores do Estado, que cumpriram o vazio sanitário no momento recomendado. E também das fiscalizações nas lavouras do Estado ? afirma o fiscal estadual da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Marise Garcia César.

Temida por provocar perda de produtividade, a ferrugem é uma das principais doenças que atacam as lavouras de soja. Por isso, o presidente da Associação dos Produtores de Sementes do Estado (Aprossul-MS), Carmélio Romano Roos, comemora a redução significativa na quantidade de casos, mas faz um alerta.

? Não pode haver descuido por parte do homem do campo, é preciso ficar atento e monitorar a lavoura.

Mas se por um lado o balanço é positivo em Mato Grosso do Sul, em escala nacional o resultado é preocupante. Em todo o país foram registrados mais de 2,8 mil focos da doença, um crescimento de mais de 30% em relação à última safra.

O Paraná lidera o ranking do número de ocorrências, até agora foram 1.530 contra 1.038 no ano passado. Outros Estados também registraram uma quantidade de casos maior do que na safra passada: Mato Grosso (138 nesta safra, 36 safra passada), Rio Grande do Sul (244 nesta safra, 137 safra passada), Goiás (251 nesta safra, 238 safra passada) e Bahia (272 nesta safra, 64 safra passada).