Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro inaugura museu interativo voltado para questões ambientais

Ao abrir solenidade em Brasília, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, plantou mudas de ipêA capital da República ganhou nesta terça, dia 20, um espaço para valorizar a cultura popular e voltado ao desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Trata-se do primeiro museu interativo instalado no Espaço Israel Pinheiro, na Praça dos Três Poderes.

Ao abrir a solenidade, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o economista francês Ignacy Sachs, considerado uma das maiores autoridades no conceito de desenvolvimento sustentável, plantaram mudas de ipê, em comemoração ao evento.

? Essa inauguração é muito importante, agora que tanto se fala em meio ambiente e efeito estufa ? disse o ministro Minc.

O espaço, dotado de uma sala para exibição de audiovisuais com arquivo de 120 filmes sobre o cerrado, só estará aberto para visita da população em 2010, quando Brasília comemora 50 anos.

De acordo com o senador Cristovam Buarque, que também esteve presente à solenidade, o novo espaço favorece a educação.

? Esse museu não é só para os adultos, é também uma oportunidade para despertar a consciência ambiental nas crianças ? afirmou, referindo-se à sala de jogos interativos.

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo com o depoimento de Coracy Uchoa Pinheiro, 103 anos, viúva de Israel Pinheiro. Ela disse estar muito feliz com a inauguração do museu, mas não pode comparecer ao local por problemas de saúde.

Para o escritor e diretor de audiovisuais, Alvaro Garcia, o projeto significa um momento marcante em sua carreira.

? Fico muito feliz em participar dessa iniciativa em prol da arte, das ciências e, principalmente, da educação ? concluiu.

Durante a inauguração do espaço foi lançado o livro Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente, de José Augusto de Pádua. A publicação dará suporte científico às atividades do museu.

Sair da versão mobile