Segundo Cortes, o produto chamado UltraClean Diesel deverá ser testado dentro da fábrica no segundo semestre de 2011 e, a partir de 2012, os testes serão feitos em cinco caminhões e ônibus na cidade de São Paulo, durante 12 meses. O período de teste contará também com investimentos da MAN em pesquisa e desenvolvimento para adequação do novo biocombustível aos produtos da montadora.
O biocombustível para os testes será cedido pela LS9. Os testes serão feitos com adição de 5%, 10%, 50% e 100% do biocombustível ao diesel mineral.
? Vamos ver em que quantidade de mistura os motores funcionam de forma mais eficiente ? disse ele.
O executivo também ressaltou o menor custo obtido na produção do UltraClean, o que o torna competitivo no mercado de biodiesel.
O sucesso dos testes também será decisivo para a consolidação da presença da LS9 no Brasil. A empresa já criou uma subsidiária brasileira e procura parcerias principalmente com usinas para a produção de especiarias químicas a partir de derivados da cana-de-açúcar, como bagaço e caldo. Outras matérias-primas que podem ser utilizadas são milho, sorgo sacarino e resíduos vegetais diversos.
Em passagem pelo Brasil no mês passado, o presidente da LS9, Ed Dineen, disse que a LS9 possui uma tecnologia para produção de biodiesel a partir do caldo de cana a preços bastante competitivos, o que faz do caldo a matéria-prima que a LS9 focará para produção de biodiesel. Dineen afirmou também que até o final do ano deverá ser anunciada a primeira parceria envolvendo produção da LS9.
? A cooperação com a MAN Latin America reforça nosso compromisso de produzir biocombustíveis com boa relação custo-benefício e alta qualidade, além de amplamente sustentáveis e renováveis para oferta a clientes globais ? disse ele.