Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nova cultivar de trigo irrigado será apresentada em dia de campo no DF

Variedade classificada comercialmente como melhorada para o Cerrado do Brasil Central, tem ampla adaptação, precocidade, elevado potencial produtivo e excelente qualidade de panificação

Fonte: Suelen / Farias

A Embrapa e a Cooperativa Agropecuária da região do Distrito Federal (Coopa-DF) realizam no dia 16 de setembro, a partir das 9 horas, um Dia de Campo sobre a nova cultivar de trigo irrigado para o Cerrado BRS 394. Destinado a produtores, técnicos e demais interessados, o evento é gratuito e será realizado na Fazenda Baixada do Jardim, propriedade de Juvenil Antônio Cenci localizada no PAD-DF, Distrito Federal.

Serão quatro estações técnicas. Na primeira, o pesquisador Júlio Albrecht, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) apresentará a nova cultivar, um trigo classificado comercialmente como melhorador para o Cerrado do Brasil Central, com ampla adaptação, precocidade (115 a 120 dias da emergência à colheita), elevado potencial produtivo e excelente qualidade de panificação.

Após cinco anos (2010 a 2014) de avaliações nas principais regiões produtoras de trigo irrigado no Cerrado, a cultivar foi indicada para o Distrito Federal e os estados de Goiás e Minas Gerais devido ao bom potencial produtivo e à excelente qualidade industrial. O rendimento médio foi superior a oito toneladas/hectare de grãos com alta força de glúten e alta estabilidade conforme as exigências do mercado, o que proporciona uma ótima liquidez à produção.

Na segunda estação, Jorge Chagas, pesquisador da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) vai falar sobre o manejo fitotécnico da BRS 394, estabelecendo uma comparação com o manejo da cultivar BRS 264, a mais presente na região. Serão abordados os métodos, a época e a densidade de semeadura, o uso do redutor de crescimento, a adubação de cultivo e o programa de monitoramento de irrigação desenvolvido pela Embrapa Cerrados para a cultura. 

A terceira estação será sobre outras alternativas para o Cerrado, apresentada por Cláudio Malinksi, responsável técnico da Coopa-DF. A quarta e última estação terá as apresentações de Cleiton Cavagnoli, gerente regional da Alltech Crop Science, e de Luís Cláudio da Cunha, pesquisador da Dow AgroSciences, que vão falar, respectivamente, sobre biotecnologia aplicada à agricultura moderna e manejo de doenças na cultura do trigo.

Sair da versão mobile