Os preços do açúcar acumulam alta de quase 60% em 2010 e chegam perto dos maiores níveis em 30 anos na Bolsa de Nova York, por causa do aperto na oferta mundial. Isso deve levar alguns fabricantes de alimentos a substituir a matéria-prima (commodity) por adoçantes artificiais, a fim de reduzir custos.
? Na Ásia e na América Latina, estamos vendo uma explosão na demanda por alguns de nossos produto. Há maior incentivo para misturar (açúcar) com adoçantes por causa dos preços ? afirmou Petray.
O executivo estima que as vendas de neotame aumentaram 20% neste ano e devem ter a mesma expansão em 2011. Trata-se de um flavorizante oito mil vezes mais doce do que o açúcar e geralmente usado em misturas com outros edulcorantes.
? Nossas matérias-primas não estão relacionadas ao açúcar ? explicou.
Há também a previsão de um aumento de 15% nas vendas de aspartame, adoçante responsável por metade das vendas da companhia. As informações são da Dow Jones.