A primeira etapa dos trabalhos foi realizada há dois anos: revitalizou 450 metros de cais ao custo de R$ 35 milhões. Nesta segunda, serão reconstruídos mais 1.125 metros, chegando ao total de 1.575.
A obra para a modernização deve levar 18 meses. Além da revitalização do cais, entram investimentos como a ampliação dos molhes da barra e dragagem de aprofundamento do canal.
? Atualmente, movimentamos 25 milhões de toneladas de mercadorias. Ao final desse conjunto de obras, poderemos dobrar a quantidade ? destaca Jayme Ramis, superintendente do Porto de Rio Grande.
Os trabalhos devem se iniciar em junho. A sessão pública para que as empresas de engenharia interessadas no serviço entreguem a documentação e a proposta de preço será realizada em 26 de abril, na Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR), em Brasília.
Além da reconstrução do cais, o projeto elaborado pelo consórcio JD & EVB (JD Engenharia e Arquitetura Ltda e EVB Projetos Estruturais Ltda), prevê uma nova plataforma portuária, anexa ao cais, que avançará a estrutura 11,2 metros para dentro do canal marítimo e permitirá o aprofundamento do calado de 31 para 40 pés (de nove para cerca 12 metros).
A maior profundidade permitirá a atracação de navios de até 75 mil toneladas na área do Porto Novo ? hoje, essas embarcações só chegam ao Superporto, área de terminais privados.