Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Países produtores de café assinam acordo para qualificar produção

Texto terá vigência de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais oitoO Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007, que regula a cooperação internacional em questões cafeeiras, entrou em vigor nessa quarta, dia 2. O texto do acordo foi aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro em dezembro de 2010. O documento aprovado é o 7º firmado desde 1962 e terá vigência de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais oito.

O AIC prevê incentivo à qualidade dos grãos nos países produtores, a expansão sustentável da cultura e instrumentos de crédito diferenciados para o setor. O texto aprovado conta com algumas inovações, entre elas está a elaboração e financiamento de projetos de desenvolvimento na área do café.

Outra novidade é a criação do Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro. O documento prevê maior transparência nas ações da Organização Internacional do Café, com a divulgação das estatísticas do setor e a criação de um Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Mercado.

Como principal produtor mundial do grão, o Brasil é hoje o maior contribuinte da OIC, organização com 77 membros, que reúne países produtores e consumidores no debate sobre questões relativas ao café e as condições do mercado cafeeiro.

Sair da versão mobile