A Emater-RS apontou um avanço significativo na colheita de trigo no Rio Grande do Sul na última semana, atingindo 40% do total semeado. A entidade salienta que alguns produtores optaram por colher com umidade acima do ideal, para diminuir as perdas provocadas pelas chuvas.
No relatório divulgado na tarde desta quinta-feira, a Emater-RS também destaca que é grande a variação na produtividade, demonstrando que os efeitos das geadas e das chuvas foram irregulares. A preocupação com a qualidade permanece.
– Com o avanço da colheita e a continuidade da umidade excessiva, a qualidade do produto está cada vez mais baixa, e várias lavouras não atingem o padrão mínimo exigido para comercialização visando ao consumo humano – diz o texto.
Por causa da má-formação dos grãos, o produto obtido apresenta elevado porcentual de impurezas. O boletim da Emater-RS explica que as lavouras colhidas no final de setembro e nos primeiros dias de outubro apontaram para uma produtividade entre 40 e 60 sacas por hectare, com uma qualidade considerada boa de trigo tipo Pão, com PH (peso hectolitro) em torno de 78 a 80. Já as lavouras colhidas na última semana, depois das intensas chuvas, tiveram redução na qualidade do grão, com PH abaixo de 68 e germinação do grão na espiga, assim como redução na produtividade – que em alguns casos não passa de 15 sacas por hectare.
– No momento é prematura qualquer inferência sobre o tamanho da safra que será colhida. O que é certo é que se repete, este ano, a mesma frustração de colheita registrada na safra passada, o que poderá se refletir em uma provável redução da área para 2016 – resume.
Culturas de verão
Por causa do tempo chuvoso, os produtores de arroz encontram dificuldades para plantar. A Emater-RS indica que somente 34% da área prevista foi semeada, sendo que o período de zoneamento agroclimático se encerra no próximo dia 15.
No caso do milho, as lavouras seguem com excelente desenvolvimento vegetativo, beneficiadas pelas altas temperaturas e boa umidade no solo. No momento, 6% das lavouras estão na fase de floração e 1% em enchimento do grão. Embora tenha sido constatada uma maior incidência de pragas nas lavouras, não chegou a atingir o nível de dano econômico. Durante esta última semana, o plantio alcançou 70% da área prevista para este ano.
A Emater-RS também informa que as primeiras lavouras da safra 2014/2015 de soja começam a ser plantadas no RS, localizando-se principalmente no norte e noroeste do Estado. Estima-se que já tenham sido semeados cerca de 130 mil hectares, o que representa pouco mais de 3% do total previsto. O porcentual poderia ser maior não fosse a situação desfavorável verificada até meados deste mês, quando o excesso de umidade impossibilitou os trabalhos de preparação do solo. Com a melhora das condições, os produtores deverão acelerar o processo nas próximas semanas.