Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plantio do trigo sequeiro deve ser em fevereiro, orienta Embrapa Cerrados

Orientação leva em conta regime de chuvas no período da plantação até a colheita na regiãoA Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divulgou orientação aos produtores para o cultivo de trigo sequeiro. De acordo com a entidade, a semeadura da cultura em área superior a 800 metros de altitude deve ser em fevereiro. O planejamento deste tipo de plantio é necessário, pois se trata de um cultivo de alto risco, em função da distribuição irregular das chuvas durante o ciclo da cultura e da ocorrência de doenças como a brusone.

O pesquisador Julio Albrecht explica que o plantio em fevereiro é melhor pela ocorrência de chuvas no período e pela possibilidade de se plantar o trigo após o cultivo de variedades precoces de soja. A Embrapa alerta aos produtores que não cumprirem o prazo, pois nesse caso aumenta o risco maior de redução significativa na produção e de perdas na qualidade dos grãos. Isso acontece devido à falta de umidade no período do florescimento e do enchimento dos grãos.

Como a indicação da época de plantio é feita segundo o regime de chuvas no período do plantio até a colheita da região, é conveniente o produtor consultar as médias históricas e o prognóstico climático nos endereços eletrônicos do Instituto Nacional de meteorologia (Inmet), ou do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (Agritempo). Dessa forma será possível verificar a probabilidade de ocorrência de chuvas, durante o ciclo da cultura, na região da sua lavoura, o que o ajudará a estimar o grau de risco de faltar umidade para o desenvolvimento das plantas.

O trigo de sequeiro do Cerrado do Brasil Central tem todas as condições de competitividade no mercado brasileiro, em função de ser o primeiro trigo a ser colhido no país, nos meses de maio e junho, período de entressafra. Com isso, os produtores podem obter preços melhores no mercado, que nestes meses está desabastecido, uma vez o trigo plantado no sul do país e na Argentina é colhido somente a partir do mês de outubro.

Variedades
A variedade BR 18-Terena é a mais indicada para o plantio de trigo de sequeiro no Cerrado do Brasil Central. Essa variação é classificada comercialmente como trigo pão o que facilita a comercialização.

Em algumas regiões do Cerrado, a variedade BRS 264 é utilizada pelos produtores no plantio de sequeiro em função da precocidade (105 dias) e da produtividade (em torno de 40 sacos por hectare). Essa cultivar, de acordo com a Embrapa, deverá ser colhida no período seco, sem a ocorrência de chuvas no estágio de maturação final dos grãos, para não prejudicar a qualidade industrial.

Como normalmente, o trigo de sequeiro produz em cerca de 120 dias, se plantado no período indicado, a colheita ocorre em maio ou início de junho. Nessa época a ocorrência de chuvas é baixa, o que permite um grão de melhor qualidade. O trigo é colhido com baixa umidade (inferior a 13%) dispensa o uso de secadores e facilita a armazenagem.

Durante o plantio também é importante o produtor observar a densidade das plantas. A indicação para trigo de sequeiro é de 400 a 450 sementes aptas por metro quadrado. O espaçamento normalmente usado para trigo é de 17 a 20 centímetros entre linhas.

Sair da versão mobile