A presidente explicou que o programa será baseado numa “vigorosa política de compras públicas”, na oferta de crédito e na facilidade de acesso a programas de inovação.
? Nosso objetivo principal é diversificar a pauta de exportação de manufaturados. Também vamos investir contra práticas protecionistas fraudulentas e manter nossa visão estratégica de desenvolvimento, com estabilidade e inclusão ? detalhou.
No seu discurso, Dilma não se referiu à questão cambial, decisiva para aumentar as exportações. Um dos pilares do pacote, segundo a presidente, será aumentar a exigência de conteúdo nacional em investimentos no país, especialmente em obras públicas.
Dilma também confirmou o lançamento do programa Brasil Sem Fronteiras, com a distribuição de 75 mil bolsas de estudo para graduação e pós-graduação até 2014 nas áreas de engenharias, ciências exatas, tecnologia da informação e ciências médicas. Essas são as áreas onde o país enfrenta a maior carência de especialistas, comentou. O destino dos bolsistas serão, segundo Dilma, as 30 melhores universidades do mundo.