Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preço agrícola em SP cai 0,07% na 1ª semana de janeiro, diz IEA

Produtos do IqPR que registraram maiores altas na semana foram ovos, carne suína, algodão, laranja para indústria e carne de frangoO Índice quadrissemanal de Preço Recebido pelos produtores rurais paulistas registrou queda de 0,07% na primeira semana de janeiro deste ano. O cálculo é feito por pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. No período, o IqPR-V (produtos de origem vegetal) fechou com variação negativa de 0,84%, enquanto o IqPR-A (produtos de origem animal) encerrou com alta de 1,83%.

Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na semana foram: ovos (16,23%), carne suína (7,67%), algodão (4,82%), laranja para indústria (4,51%) e carne de frango (4,10%). Conforme o IEA, depois de alcançarem uma das cotações mais baixas dos últimos meses, as carnes (suína e frango), assim como ovos, iniciaram reação de alta, em virtude do aquecimento da demanda no fim do ano.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços na primeira semana de janeiro foram: tomate para mesa (34,29%), batata (31,97%), banana nanica (29,64%), feijão (16,81%), amendoim (9,91%) e os leites tipo C e B (5,26% e 4,27%, respectivamente). Segundo os pesquisadores, a recuperação da produção do tomate e da batata permitiu o retorno dos preços a níveis compatíveis com os padrões históricos de variação sazonal.

No período analisado, oito produtos apresentaram alta de preços (cinco de origem vegetal e três de origem animal) e 12 apresentaram queda (nove vegetal e três animal).

Sair da versão mobile