Os preços futuros do trigo seguem subindo neste início de mês, uma vez que os participantes do mercado estavam preocupados com a possível interrupção no fornecimento global de trigo, já que a invasão russa da Ucrânia impediu os embarques.
Em Chicago, os preços estão nos maiores níveis desde março de 2008, quando registraram os patamares mais altos da história.
Estima-se que as exportações combinadas de trigo da Rússia e da Ucrânia para o ano comercial de 2021-22 representem 23% do total global de 206,9 milhões de toneladas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Os preços de exportação do trigo do Mar Negro também subiram para atingir um recorde, já que o fechamento de portos e bloqueios na navegação de navios estavam prejudicando os suprimentos.
De acordo com as avaliações da S&P Global Platts Commodity Insights, os preços FOB do trigo da Rússia subiram 12,5%, para US$ 375/mt.
A escalada do conflito na região criou volatilidade nos mercados globais de trigo e levantou questões sobre a interrupção do fornecimento, acrescentaram traders. As incertezas foram vistas desencorajando os compradores a fazer pedidos de trigo do Mar Negro, acrescentaram.