Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Prêmio Técnico Empreendedor gera oportunidade para agricultores do sertão sergipano

Cooperativa de estudantes utiliza capim elefante como matéria-prima na geração de energiaGerar energia em usinas termelétricas a partir do capim-elefante e promover emprego e renda no sertão sergipano foi o que as alunas do curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental Bruna Silva e Samilly Santos buscaram com a criação da Cooperativa de Produtores de Capim Elefante do Alto Sertão Sergipano (Coopcapim). O projeto foi o vencedor na categoria tecnólogo, tema cooperativismo, na edição 2010 do Prêmio Técnico Empreendedor. O prêmio foi entregue na última terça, dia 7, na sede do S

As estudantes do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, explicam que o capim-elefante é uma gramínea que se adapta ao clima do semiárido e às áreas degradadas, sem uso de corretivos e de agrotóxicos. Segundo Bruna Silva, o objetivo da cooperativa é promover o desenvolvimento econômico da região de Poço Redondo, a 190 km de Aracaju.

? A cooperativa pode melhorar a renda e as condições sociais dos agricultores, com sustentabilidade ambiental, já que o capim consome grande quantidade de gás carbônico durante o cultivo ? destaca.

A expectativa dos 40 cooperados é alcançar rendimento de até R$ 2,4 mil reais por mês com a produção de 200 fardos de 12 kg de capim por família e venda para as usinas hidrelétricas da região.

? Além de gerar energia menos poluente do que o material convencional (madeira e bagaço de cana), o capim-elefante pode ser  utilizado na alimentação animal ? explica Samily Santos.

Os produtores da região foram ouvidos pelas jovens nas pesquisas de campo para a elaboração da proposta de cooperativa.

? Os agricultores do município de Poço Redondo ficaram animados com a ideia pela possibilidade aumentar o ganho mensal, que atualmente é menor do que um salário mínimo ? afirma Samilly.

Incentivo governamental

? Espero que os frutos do prêmio sejam produtivos e que a gente possa preparar jovens para um Brasil que cresce cada vez mais no agronegócio ? afirma o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Marcio Portocarrero, que participou da cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio Técnico Empreendedor.

Para ele, o país que se consolida como maior produtor agrícola do mundo necessita de oportunidades de negócios e geração de renda para pequenos e médios produtores. Portocarrero acredita que o papel do governo, em prêmios como esse, é valorizar as ideias dos mais jovens.

 

Sair da versão mobile