Prepare a sua cola para a hora de votar

Tribunal Superior Eleitoral permite ao eleitor levar, no dia do pleito, um papel com os números nos quais pretende votarJá pensou assistir atentamente ao horário político, escolher um candidato no qual você confia e na hora de votar não lembrar o número dele? É para evitar esse tipo de situação que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite - e inclusive incentiva - o eleitor a usar, no dia do pleito, um "santinho" ou "cola" com os números nos quais pretende votar. É uma forma de ajudar a memória na cabine eleitoral e garantir o voto certo.

Imprima a sua cola

Na eleição deste domingo, dia 3, será preciso votar seis vezes: deputado estadual, deputado federal, primeira opção de senador, segunda opção de senador, governador do Estado e presidente da República, nessa ordem.

Deputado Estadual
O primeiro número é para deputado estadual. São cinco dígitos, sendo que os dois primeiros são da legenda do partido. O eleitor pode digitar os cinco números e votar em um candidato ou digitar apenas os dois primeiros e dar seu voto para a sigla.

Deputado Federal
Após confirmar o voto no seu deputado estadual, é a vez de escolher o deputado federal. São quatro dígitos, sendo os dois primeiros da legenda do partido. O eleitor pode digitar os quatro números e votar em um candidato ou digitar apenas os dois primeiros e dar seu voto para a sigla.

Senadores
Depois de escolhidos os deputados estadual e federal, o eleitor vai votar para senador, duas vezes. São três dígitos, e a ordem no qual os senadores são escolhidos não interfere no valor do voto. Se um eleitor votar duas vezes para o mesmo senador, um dos votos será considerado nulo.

Governador
O penúltimo cargo a ser votado é o de governador do Estado. São somente dois dígitos.

Presidente
Para concluir o processo eleitoral, o eleitor precisa escolher seu candidato a presidente da República. Assim como no voto para governador, são apenas dois dígitos.