Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Presidente da GM mundial renuncia

Frederick Henderson sai depois de oito meses no comando da empresaOito meses depois de ter sido alçado ao comando mundial da General Motors (GM) com a missão de tirar a companhia norte-americana do vermelho, o presidente Frederick Henderson renunciou ao cargo. Sua saída foi pedida pelo conselho de administração da empresa.

A mudança causou surpresa. Fritz, como é chamado, assumira ao cargo depois de Rick Wagoner ter sido forçado a entregar o posto pelo governo Barack Obama e conseguira levantar a concordata da empresa em julho. Na ocasião, a GM eliminou as divisões de algumas regiões e manteve a GM do Brasil sob seu guarda-chuva. Desde o último ano, a empresa recebeu US$ 50 bilhões em empréstimos do governo e agora cerca de 60% dela pertence aos contribuintes americanos.

No lugar de Henderson, assume interinamente Edward Whitacre Jr. ? escolhido por Obama para supervisionar o investimento feito pelo governo. Whitacre Jr. anunciou que a procura por um novo presidente iniciará imediatamente.

Segundo o porta-voz da GM, Chris Preuss, o governo foi informado da mudança e não estava envolvido na troca:

? Foi uma decisão ao nível de conselho. O conselho decidiu, e Fritz concordou que era preciso fazer mudanças.

Henderson não divulgou qualquer comunicado. Whitacre Jr. descreveu a decisão de renúncia como mútua. Porém, nos últimos meses, Henderson e o novo conselho têm defendido posições diferentes a respeito da venda da divisão Opel e em outros assuntos. Além disso, a companhia não tem conseguido vender as marcas Saturn e Saab.

? Precisamos acelerar nosso progresso ? comentou o interino Whitacre Jr.

Há 25 anos na companhia, Henderson nasceu em Detroit, a capital automotiva nos Estados Unidos, filho de um gerente de vendas que atuou na Buick, uma divisão da GM. O executivo entrou na empresa em 1984 após obter mestrado em administração de empresas na Harvard Business School. Henderson atuou no Brasil no período de 1997 a 2000, quando dirigiu a empresa e participou da inauguração da unidade da montadora em Gravataí (RS), em julho de 2000.

Sair da versão mobile