Produtores do Rio Grande do Sul iniciaram a colheita da safra de trigo e os primeiros lotes retirados têm boa qualidade, segundo informou nesta quinta, dia 1º de outubro, a Emater/RS. Os trabalhos começaram por Santa Rosa e Ijuí e atingem 2% da área plantada.
Das lavouras, 11% já se encontram em maturação, com trigo pronto para ser colhido.
– A expectativa de produtividade permanece dentro da esperada, girando em torno dos 2,4 mil kg/ha. Os técnicos da Emater/RS-Ascar acompanham agora o comportamento dos 60% que estão em fase de formação de grão, que são as áreas mais impactadas com a ocorrência de geadas durante o mês de setembro – diz a Emater, em nota.
Em relação ao milho, a instituição diz que, apesar dos períodos de maior umidade por causa das chuvas, o plantio da nova safra segue acelerado, alcançando nesta semana 54% do total projetado, contra os 44% registrados na semana passada. Em Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo os trabalhos se aproximam dos 70% de área.
– Algumas áreas de plantações de milho afetadas pelas geadas foram replantadas na última semana, enquanto outras deverão ser utilizadas para o plantio da soja.
As lavouras emergidas após o período de frio, segundo a Emater/RS-Ascar, apresentam excelente desenvolvimento.