Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Produção de trigo deve ser recorde no Sul do país, segundo o Cepea

A colheita do trigo já começou no Brasil, mas os trabalhos no campo estão atrasados em relação ao ano passado, com 4,7% da área colhida

A colheita do trigo já começou no Brasil, mas os trabalhos no campo estão atrasados em relação ao ano passado, com 4,7% da área colhida, ante 10,9% no ciclo anterior. A expectativa é uma produção recorde nos três principais estados produtores, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, de acordo com o Centro de Estudos e Pesquisas em Economia Aplicada (Cepea).

“O Paraná está com 11% colhidos, contra 23%¨no ano passado”, observa o pesquisador Lucílio Alves. “Isso já era esperado porque tivemos um plantio um pouco mais tardio em função do clima seco nos meses de março, abril e maio”, ele diz.

“No RS, boa parte das lavouras ainda estão em desenvolvimento, com uma colheita prevista para o quarto trimestre desse ano”, acrescenta Alves. “O RS deve produzir mais do que o PR, mas olhando os dados da Conab, as estimativas dos dois estados são parecidas”, pontua ele.

Segundo o pesquisador, até o final da colheita, a produção deve atingir 8,1 milhões de toneladas. “Porém, um ponto importante é que, contando a produção junto com a importação, teremos a maior disponibilidade interna em três anos”, afirma Alves.

“O número não está muito distante do consumo, de 12,3 milhões de toneladas, o maior volume em quatro anos — a relação entre estoque e consumo, em julho de 2022, deve ficar na casa de 11%, o melhor nível desse período”, analisa o pesquisador.

A tabela de oferta e demanda está equilibrada, portanto, segundo Alves. Em relação às vendas, cerca de 10% da produção do Paraná, por exemplo, têm vendas antecipadas. “Não é comum no mercado de trigo a negociação antecipada”, observa o analista.

Sair da versão mobile