O relator da matéria, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), tentou construir um projeto de consenso, mas da forma que a proposta de alteração do Código Florestal está ninguém concorda. Para os ruralistas é fundamental incluir no texto as áreas consolidadas de plantio.
? Nós temos no Brasil cerca de 85 milhões de hectares que são áreas de preservação permanente (APPs) e reserva legal, são áreas consolidadas que você tem alguma atividade econômica, se você tirar a produção quebra o país, e com isso nós queremos que se respeite essas áreas ? ressalta o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC).
Os ambientalistas também estão insatisfeitos.
? Ninguém gostou, porque o Aldo apresentou uma coisa e falou em outra, precisamos de algo concreto e definitivo ? diz o deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB/SP).
O governo também não gostou do texto, tanto que o relator foi chamado às pressas para uma conversa de última hora com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, no Palácio do Planalto. Antes de participar dessa reunião, Rebelo informou ao Canal Rural por telefone que ainda pode fazer alterações para conseguir um consenso sobre a matéria.
O presidente da Câmara, Marco Maia, acredita na possibilidade de um acordo.