Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Internacional

Putin diz estar pronto para facilitar fornecimento da Ucrânia

Putin reiterou que a Rússia pode exportar volumes significativos de fertilizantes e alimentos caso as sanções contra Moscou sejam levantadas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (30) que o país está pronto para facilitar a exportação de grãos dos portos ucranianos, em uma operação conjunta com a Turquia.

Rússia e Ucrânia juntos são responsáveis por 29% das exportações globais de trigo, principalmente via Mar Negro, e por 80% das exportações globais de óleo de girassol.

A Ucrânia também é um grande exportador de milho.

Em um telefonema com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, Putin reiterou que a Rússia pode exportar volumes significativos de fertilizantes e alimentos caso as sanções contra Moscou sejam levantadas.

“Durante a discussão da situação na Ucrânia, foi dada ênfase em garantir uma navegação segura nos mares Negro e Azov e eliminar a ameaça de minas em suas águas”, disse o Kremlin.

“Vladimir Putin observou a prontidão do lado russo para facilitar o trânsito marítimo sem obstáculos das mercadorias em coordenação com os parceiros turcos. Isso também se aplica à exportação de grãos dos portos ucranianos”, complementou.

A invasão russa da Ucrânia agitou o mercado de grãos, com os futuros de trigo de Chicago batendo um recorde em março, em meio a preocupações com a oferta.

Moscou espera uma safra recorde este ano, com as exportações a serem enviadas para fora dos portos abertos do Mar Negro da Rússia, enquanto a Ucrânia permanece bloqueada pela marinha russa.

Vladimir Putin
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Sair da versão mobile