Safra de grãos do Paraná em 2014/2015 deve bater recorde

Volume poderia ter sido maior se chuvas não tivesse prejudicado o trigo, diz Deral 

Fonte: Gilberto Barros/Itapetininga (SP)

A safra de grãos do Paraná deve totalizar 38,24 milhões de toneladas em 2014/2015, o maior volume da história, segundo estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento do estado.

De acordo com o relatório referente a outubro, volume poderia ser maior se não fossem as fortes chuvas que atingiram as lavouras de trigo na fase final da colheita, provocando quebra na produção e prejudicando a qualidade dos grãos.

Em relação ao plantio da soja da safra 2015/2016, o Deral disse que os trabalhos estão acelerados e o clima colabora. O mesmo ocorre para o milho de primeira safra e o feijão das águas.

O relatório aponta que dois terços da área prevista para a oleaginosa foram cultivados, um avanço de 12% em relação ao registrado no ano passado. Na média das últimas três safras, o Paraná plantou 54% da área prevista, enquanto nesse ano chegou a 66%. A expectativa do Deral é de que a produção de soja totalize 18 milhões de toneladas.

O plantio do milho primeira safra deve ser encerrado na primeira semana de novembro. Segundo o Deral, está sendo plantada a menor área de milho nessa época do ano, com 437 mil hectares. O estado já chegou a plantar 2,6 milhões de hectares com milho de primeira safra.