Serra gaúcha deve produzir três mil toneladas de kiwi em 2011

Produtores vão organizar encontro para discutir principais problemas para o cultivo e a comercialização da frutaProdutores de kiwi do sul do país vão organizar um encontro no mês que vem para discutir os principais problemas para o cultivo e a comercialização da fruta. Entre eles, estão a colheita prematura e a concorrência com países como Chile e Itália. O Rio Grande do Sul produz 66% da safra nacional de kiwi. Este ano, pelo menos três mil toneladas devem ser colhidas na serra gaúcha.

O produtor Sérgio Nohn tem quatro hectares em Farroupilha (RS), cidade responsável por quase metade da produção nacional. Ele comemora a qualidade da safra, mas não deixa de reclamar.

? O kiwi importado atrapalha um pouco o nosso trabalho, mas a produção está sendo muito boa este ano. Foi bem satisfatório ? disse Sérgio Bohn.

A concorrência com o kiwi importado é um mal necessário para os produtores nacionais. Sozinhos, eles não conseguem suprir a demanda. A área cultivada de kiwi no país é de aproximadamente 500 hectares, o que rende um quinto do que é consumido no Brasil.

A fruta importada chega ao Brasil com o mesmo preço da nacional, por isso, os produtores locais precisam ter boas práticas de produção e armazenagem para conquistar o cliente.

? Muito importante é a classificação do produto. Ele tem que ser colocado no mercado com uma característica de homogeneidade na embalagem, uma embalagem boa, que proteja o produto, mantenha a sua integridade física e chame a atenção do comprador. Um produto bem identificado, que dê noção para o consumidor da rastreabilidade, de onde veio o produto, dá uma importância também para a região produtora, que trabalha bem a fruta ? afirmou Claiton Colvelo, encarregado do setor de análises da Ceasa.

Os especialistas se preocupam com uma prática incorreta dos produtores. Para vender por um preço maior, eles colhem o kiwi antes do tempo correto de maturação.

? Existe até uma portaria do mapa que determina por lei que o kiwi seja colhido com 6 graus brix, que é 6 graus de teor de açúcar da fruta, para que ela possa chegar à mesa do consumidor em excelente qualidade nutricional. Isso faz com que o kiwi tenha um bom sabor e um bom valor nutritivo. Se é colhido com menos de 6 graus brix, ele vai chegar na mesa do consumidor com pouca qualidade, muitas vezes ácido, e isso faz com que haja, muitas vezes, uma imagem negativa da fruta colhida antecipadamente ? observou Alfredo Galina, engenheiro agrônomo.

O produtor Paulo de Toni colheu um hectare e meio na época certa. Ele, inclusive, usou sistema de irrigação para melhorar a qualidade da fruta.

? Está com uma qualidade excelente, o tamanho de fruta está muito bom e esse ano, devido à pouca chuva, ela está bem docinha, bem saborosa ? comemorou Paulo.