Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Setor produtivo de trigo do Rio Grande do Sul se reúne para avaliar perdas

Safra do Estado foi prejudicada pelas chuvas na fase final de desenvolvimento e durante a colheita, ainda em andamentoA Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) reunirá nesta quinta, dia 13, em Porto Alegre entidades ligadas à cultura do trigo para discutir a situação da safra gaúcha do cereal. 

– Vamos juntar todos os elos da cadeia para listar uma série de pontos convergentes e agir, porque o prejuízo é preocupante – explicou o presidente da Comissão do Trigo da Farsul, Hamilton Jardim.

A safra de trigo do Estado foi prejudicada pelas chuvas na fase final de desenvolvimento e durante a colheita, ainda em andamento. Além da queda de rendimento, as lavouras foram contaminadas por fungos e o produto perdeu qualidade.

O encontro de amanhã deverá traçar uma estratégia para buscar apoio junto aos governos federal e estadual. O encontro terá a participação do deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP/RS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional.

Com cerca de 50% da área colhida, a Farsul estima uma quebra de aproximadamente 35% na produção. Enquanto a estimativa inicial era de uma colheita superior a três milhões de toneladas no RS, agora as projeções ficam em torno de 2,2 milhões de toneladas. Além disso, como boa parte do trigo que está sendo colhido é de categoria inferior e não poderá ser aproveitado para moagem, as perdas comerciais dos produtores irão se multiplicar.

De acordo com Jardim, a crise vai impactar diretamente no pagamento dos custeios deste ano e nos planos de investimento para 2015.

– Muitos destes custeios não estão sendo cobertos pelo seguro agrícola, que não costuma abranger perda de qualidade – disse.

Sair da versão mobile