Sobretaxa de importação será estendida para calçados asiáticos

Elevação de 15% no volume das importações de janeiro a julho deixou o setor apreensivo.Será ampliada a outros países asiáticos a cobrança de sobretaxa para calçados importados. A decisão tomada na terça, dia 17, pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) atende a pedido de industriais do setor, que denunciavam triangulação.

Pela decisão da Camex, a sobretaxa já em vigor vai incluir importações de produtos, partes, peças e componentes de terceiros países, “quando a venda desses bens estiver frustrando a defesa comercial”. A Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) monitorou importações e apontou a prática de triangulação. Desde a implantação da taxa extra de US$ 13,85 por par de sapato importado da China, verificou aumento da entrada de calçados e partes de outros países asiáticos.

Segundo Milton Cardoso, presidente da Abicalçados, os exportadores da China encontraram formas de fraudar a sobretaxa. A elevação de 15% no volume das importações de janeiro a julho deixou o setor apreensivo. O maior indício da triangulação veio do crescimento das compras da Malásia, que não tem tradição de produzir sapatos. Cardoso acrescentou que triangulação é relativamente comum depois da imposição de tarifas compensatórias.