Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Trigo bate recorde com 6 milhões de toneladas mesmo com quebra no RS, diz IBGE

De acordo com o instituto, a soja deverá puxar outra safra recordista em 2015, com previsão de aumento de 11,4%A safra de trigo de 2014 foi recorde, apesar da queda de 50% na produção do Rio Grande do Sul, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de dezembro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, dia 9.

Segundo o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi, o inverno chuvoso prejudicou a produção gaúcha de trigo no ano passado.

A inclusão de novos dados do levantamento de dezembro do IBGE piorou bastante o quadro. Em novembro, a estimativa para a safra de trigo de 2014 era de 7,419 milhões de toneladas. Só no Rio Grande do Sul, a estimativa de produção mostrou 1,156 milhão de toneladas a menos na passagem de novembro para dezembro. 

Estiagem 

A estiagem observada na Região Sudeste em 2014, principalmente em São Paulo e Minas Gerais, prejudicou a safra de café, cana-de-açúcar e laranja. Em compensação, os principais Estados produtores de grãos, no Centro-Oeste e no Sul, não sofreram tanto com a falta de água, garantindo a safra recorde de 2014, de acordo com o gerente do IBGE.

A produção de café arábica recuou 15,6% em relação a 2013, segundo o levantamento de dezembro. A cana perdeu 6,7% da produção ano passado e a laranja, 8,8%. A estiagem prejudicou a produção do café num momento em que os preços internacionais estavam em baixa. 

– O café arábica já vem com preços ruins desde 2013 – disse Mauro Andreazzi.

Para 2015, o IBGE projeta produção de café arábica 1,1% maior do que em 2014, com 1,938 milhão de toneladas ou 32,3 milhões de sacas de 60 quilos. Por causa da estiagem, a bianualidade da colheita do café será mesmo quebrada, pois em 2015 era esperada produção menor do que em 2014, lembrou Andreazzi. Somando com o café canephora (robusta), o IBGE estima uma produção total do grão de 2,721 milhões de toneladas para 2015 

Soja

Com cotações internacionais superiores às do milho, a soja deverá novamente ser o destaque da safra de grãos de 2015, para a qual o IBGE mantém previsão de novo recorde. 

O prognóstico para a safra total é de alta de 5,2% na produção, em relação a 2014, alcançando 202,9 milhões de toneladas. Para a soja, a previsão é de alta de 11,4%.

Segundo Andreazzi, embora as cotações internacionais da soja tenham caído em 2014, sobretudo por causa da supersafra nos Estados Unidos, seus preços continuam mais vantajosos do que o do milho. Assim, a expectativa é de aumento na área plantada de soja, ocupando espaço do milho e, até mesmo, do arroz em alguns Estados.

Como é cultura de verão, janeiro e fevereiro serão críticos para o prognóstico da safra de 2015, pois é o período em que o grão de soja mais precisa de água. Até agora, segundo o coordenador do IBGE, não houve nenhum evento climático que mudasse a perspectiva de nova safra recorde e as previsões climáticas apontam para chuvas dentro do padrão. 

Sair da versão mobile