Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Trigo deve sofrer redução na área plantada no RS

Alta do dólar, mão de obra e preço da energia elevam os custos de produção, diz FecoAgroO trigo deve sofrer uma redução na área plantada no Rio Grande do Sul por conta do aumento dos custos de produção, puxado pela alta do dólar, a mão de obra e as tarifas energéticas, estima a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS).

Fonte: Divulgação/Pixabay

Ainda não há projeções para a área a ser plantada, mas a expectativa é de que ela fique abaixo dos 1,15 milhão de hectares da temporada passada.

– Temos um custo de produção que subiu muito em função do dólar. A maioria dos insumos para as lavouras são vinculados à moeda americana, especialmente os fertilizantes – diz o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires.

A safra de trigo deste ano também está sendo influenciada negativamente pela quebra de 42% na produção de 2014, que sofreu com clima ruim. A situação, afirma a federação, está deixando os produtores receosos em relação a novos investimentos.

Para tentar contornar a situação, a FecoAgro diz que buscará convencer o governo federal a reajustar o preço mínimo do trigo em 19% antes do início da safra, o que fará o valor por tonelada subir a R$ 665. Segundo Pires, o governo negou a intenção no primeiro momento, mas depois aceitou a correção, embora ainda não tenha tomado uma decisão.

– O valor que vem sendo pago ao produtor no Rio Grande do Sul é muito baixo e desestimula o agricultor para a próxima safra que faz as contas e não vê possibilidade de ganhos – afirma.

Sair da versão mobile