Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Trigo

Lavouras de trigo do Rio Grande do Sul entram em fase crítica

Segundo a Emater, 19% estão em desenvolvimento vegetativo, 50% em floração, 30% na fase de enchimento do grão e 1% encontram-se maduras

trigo lavoura
Foto: Daniel Popov

As lavouras de trigo do Rio Grande do Sul estão em um período crítico: a fase de espigamento, quando as plantações ficam altamente vulneráveis às variações climáticas. A área plantada no estado é de 739,4 mil hectares, o que corresponde a 37% das terras ocupadas com a cultura no Brasil, segundo dados da Emater.

De acordo com a entidade, 19% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 50% em floração, 30% na fase de enchimento do grão e 1% encontram-se maduras e prontas para serem colhidas.

Já a área cultivada com canola no Rio Grande do Sul nesta safra é de 32,7 mil hectares, com rendimento médio estimado em 1.258 quilos por hectare. Entre as lavouras do estado, 17% estão em floração, 59% em enchimento de grãos, 14% estão madura prontas para colher e 10% já foram colhidas.

Culturas de verão

Para a safra de milho 2019/2020, a Emater estima área plantada de 771.578 hectares, aumento de 1% em relação à temporada anterior, e produção estimada de 5.948.712 toneladas, o que representa produtividade de 7.710 quilos por hectare. A evolução da cultura começa a ser descrita a partir desta semana.

Segundo o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), o período de plantio ocorre de agosto a janeiro. Entre os municípios da região administrativa da Emater, os que mais avançaram no trabalho de campo foram Santa Rosa e Ijuí.

Pastagens e criações

Tanto as pastagens naturais (campo nativo) como as cultivadas estão no período final do ciclo. Com a aproximação da primavera, começam as novas brotações das naturais nas regiões de Bagé, Pelotas, Santa Maria e de Caxias do Sul, em especial nos Campos de Cima da Serra, e a finalização nas cultivadas de inverno. Observa-se a implantação das pastagens cultivadas de verão, principalmente entre os produtores de leite.

Sair da versão mobile