O pecuarista Petrucio Ferro tem uma propriedade em Tocantins, no município de Centenário a 290 quilômetros de Palmas. Nos 500 hectares da fazenda ele trabalha somente com gado de cria. O produtor vem acompanhando de perto as discussões sobre mudanças no Código Florestal. As discussões são sobre temas que afetam diretamente o negócio dele.
Nessa semana, o Código Florestal movimentou Brasília, mas acabou não sendo votado. O assunto ainda ganha importância já que deverá ser definido no congresso na próxima terça, dia 10.
No seminário em Goiânia, que tratou dos desafios da agropecuária nacional no século 21, o Código ganhou destaque. Os cientistas convidados falaram para produtores rurais e engenheiros agrônomos. Um dos temas foi a relação entre agricultura e meio ambiente.
Foi debatido o estudo da sociedade brasileira para progresso da ciência, que critica as mudanças no Código Florestal sugeridas pelo deputado Aldo Rebello. O professor da Universidade Federal de Santa Catarina Rubens Nodari, acredita que é preciso mais tempo para estudar as alterações na lei.