A administração de Donald Trump oficializou um plano de subsídios de US$ 12 bilhões para produtores agrícolas dos Estados Unidos que seriam afetados pela crescente disputa comercial entre o país e alguns de seus maiores parceiros comerciais.
O Departamento de Agricultura norte-americano (USDA) informou que o plano de três partes, que inclui um programa de facilitação do mercado, um de alimentos e excedentes e um de promoção comercial, será um estímulo único para os agricultores que sofrem o impacto das tarifas de retaliação contra o setor agrícola dos Estados Unidos.
“Esta é uma solução de curto prazo que dará ao presidente Trump e à sua administração tempo para trabalhar em acordos comerciais de longo prazo”, disse o secretário de Agricultura, Sonny Perdue.
O pacote de ajuda vem de mecanismos existentes e não requer aprovação do Congresso. Vários legisladores, incluindo muitos do partido republicano, do presidente Donald Trump, rejeitaram o plano e pediram soluções de longo prazo que beneficiem os agricultores norte-americanos e honrem as relações comerciais.
Autoridades do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos disseram que o pacote visa a mostrar aos parceiros comerciais dos Estados Unidos que o governo de Trump está “falando sério sobre negociações comerciais”.