O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pode esperar até as eleições presidenciais norte-americanas, que vão ocorrer em novembro do ano que vem, para concluir um acordo comercial com a China.
“De certa forma, eu gosto da ideia de esperar até depois da eleição para o acordo na China, mas eles querem fazer um acordo agora e veremos se o acordo será ou não correto”, disse Trump a repórteres em Londres, onde participa da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
- Após retaliação da China, guerra comercial com EUA não deve acabar logo
- Hong Kong: saiba como a lei criada por Trump afeta acordo com a China
Ao ser questionado sobre um prazo para o acordo, Trump disse: “Não tenho prazo, não”. Ele acrescentou: “De certa forma, acho melhor esperar até depois da eleição, se você quer saber a verdade.” Segundo o presidente, os Estados Unidos estão indo muito bem com a China, e única coisa que importa sobre o acordo é se ele quer fazê-lo.
Impasse
Nesta segunda-feira, 2, a China suspendeu a permissão para que navios e aeronaves militares norte-americanos façam paradas para reparos e descanso no porto de Hong Kong, em resposta ao apoio de Washington aos protestos pró-democracia na região autônoma, que já duram cinco meses.
Isso porque, aa semana passada, o presidente norte-americano, Donald Trump, assinou e transformou em lei dois projetos em apoio à Hong Kong. Um deles torna o status comercial favorável dos Estados Unidos concedido a Hong Kong sujeito a uma revisão anual, além de prever sanções por violações de direitos humanos.