Tudo pronto para a Abertura Nacional da Colheita de Soja

O local escolhido foi a fazenda Jotabasso, em Mato Grosso do Sul. São esperadas quase 2.000 pessoas nos dois dias de evento

Sebastião Garcia, de Mato Grosso do Sul
O município de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, recebe a partir de amanhã os eventos da Abertura Nacional da Colheita da Soja – safra 2016/2017. O encontro mobilizou mais de cem profissionais para levar ao agricultor de todo o país cada momento deste que é considerado o ponto alto da temporada.

Dividido em dois dias, 25 e 26 de janeiro, o evento que marca a abertura da colheita de soja no país, acontecerá na fazenda Jotabasso, referência em qualidade na produção de sementes. Localizada a menos de 30 quilômetros do centro de Ponta Porã (MS), esta fazenda possui uma grande estrutura administrativa, laboratórios e armazéns. No campo, são 19,2 mil hectares com plantação de soja, sendo boa parte para a produção de sementes.

Nestes últimos dias, todo mundo na fazenda foi mobilizado para o evento. O galpão das máquinas foi transformado em um grande salão de palestras para receber, pelo menos, mil visitantes em cada um dos dias. Por lá, acontecerão palestras com renomados especialistas do setor, como o consultor econômico Flávio França Junior, o coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica da Embrapa, Evaristo de Miranda, o representante do Conselho de Informações sobre Biotecnologia, Marcelo Gravina, entre outros.

De casa também será possível acompanhar toda esta programação, já que uma grande estrutura de transmissão foi montada pelo Canal Rural na fazenda. Entre parceiros, patrocinadores, apoiadores, são mais de 100 pessoas trabalhando para montar este evento. A estrutura de transmissão contará com 10 câmeras para mostrar todos os detalhes desta colheita, imagens aéreas e entrevistas exclusivas.

Como serão os dois dias de evento

A Abertura Oficial da Colheita é promovida pela Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) e o Canal Rural, com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) e a Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Sistema Famasul), Aprosoja/MS e será dividida em dois dias.

No primeiro dia (25/01), conhecido como “Dia técnico”, os participantes poderão acompanhar uma palestra sobre a “Gestão e produção agrícola da Jotabasso”, depois “Perspectivas tecnológicas para controle de insetos e boas prática” além de uma sobre “Manejo nutricional para a expressão do máximo potencial produtivo na cultura da soja”. Neste dia, as palestras não serão transmitidas ao vivo, mas os principais acontecimentos, além de entrevistas ao vivo com os palestrantes, poderão ser acompanhadas durante toda a programação nos jornais do Canal Rural e no site do Projeto Soja Brasil.

Já no dia 26 de janeiro, tudo será ao vivo, tanto na televisão quanto na internet. Os presentes participarão das palestras previstas, assim como acompanhar as máquinas entrando em campo, e a tradicional chuva de soja, marcando o inicio da colheita da maior safra de soja já colhida pelo país.

16174664_1182315891884985_5709896615861956210_n

Veja mais notícias sobre soja