Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Turismo rural de Sacramento (MG) atrai visitantes de várias partes do mundo

Com quase 200 anos de história, cidade mineira preserva patrimônio histórico e belezas naturaisAo longo de quase 200 anos de existência, o município de Sacramento, em Minas Gerais, preserva os valores culturais, seu patrimônio histórico e suas belezas naturais, atraindo turistas de várias partes do mundo. 

Sacramento é o berço do Triângulo Mineiro. Hoje, tem apenas 23 mil habitantes.  Tem origem em 1743, mas oficialmente como município a partir de 1820. Uma pitoresca cidade que transforma o passeio rural em uma viagem ao passado. 

No religioso, a igreja do Santíssimo Sacramento ostenta lá no alto o relógio alemão que funciona desde 1908. Entre os muitos detalhes, estão os restos mortais de um padre pioneiro.

A história desta igreja nasceu pelas mãos do padre Hermógenes, que na época escreveu para o rei Dom João VI. O rei fez o pedido diretamente para o Papa Pio XI e a primeira capela foi construída neste local em 1820. A última reforma na igreja está datada da década de 70.

No centro da cidade, o charme dos casarões preservados. Estilo eclético. Em uma esquina, parece que o tempo parou. O hotel tem a mesma fachada há mais de 80 anos.
Dá para se dizer que Sacramento foi uma cidade a frente de seu tempo. Para a região, vieram cerca de 300 famílias de imigrantes, a maioria italiana e com poder aquisitivo. Na cidade surgiram novas ideias, novos conceitos, novos investimentos, como um cinema, por exemplo.

– O primeiro cinema de Sacramento chegou em 1905 com a vinda da companhia Mogiana. O primeiro cinema no Brasil chegou ao Rio de Janeiro em 1897, oito anos depois de já ter cinema em Sacramento. Os imigrantes que vieram para cá começaram na cultura do café. O arroz também era muito plantado. Sacramento foi a primeira cidade que exportou café – diz Frederico Crema Leis, guia de turismo.

Os traços da modernidade estão na estação do bondinho caipira, construída por engenheiros alemães em 1913.

Este é mais um exemplo de que o progresso sempre chegou muito rápido até Sacramento, que foi a única cidade na América Latina que teve bondinho elétrico rural, ligando o município até a estação da Mogiana, uma ferrovia que transportava passageiros e mercadorias para São Paulo.

– Para levar os produtos até a estação, ia-se de carro de boi, e isso demorava praticamente três dias. São 15 quilômetros, só que é um lugar que tem muito aclive, descidas muito grandes. Com a vinda do bondinho, isso demorava apenas 45 minutos – fala o guia de turismo.

Da história e da cultura para a natureza, ao redor de Sacramento, tudo é muito generoso ao longo do Rio Grande, emoldurado pela transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado.  E não dá para sair desse passeio sem visitar a Gruta dos Palhares. São 22 metros de altura na entrada. É a única galeria com espaço suficiente para receber os turistas. São 400 metros de extensão com 38 galerias.

– É um lugar muito visitado por quem vai a Sacramento. Normalmente é uma finalização da viagem, a contemplação da gruta, o som da cachoeira, as maritacas, a natureza que está em volta – completa o guia.

Sair da versão mobile