Tyson Foods reverte prejuízo e lucra US$ 213 milhões no trimestre

Resultado superou as expectativas dos analistasA Tyson Foods Inc. Anunciou nesta segunda, dia 22, lucro de US$ 213 milhões, ou US$ 0,57 por ação, no quarto trimestre ante prejuízo no mesmo período anterior de US$ 457 milhões, ou US$ 1,23 por ação. O resultado superou as expectativas dos analistas pesquisados pela Thomson Reuters, que previam ganhos de US$ 0,56 sobre receita de US$ 7,75 bilhões. No trimestre encerrado em 2 de outubro, a empresa registrou uma receita melhor apesar da queda no volume, graças a preços mais altos na maior parte d

Excluindo baixas contábeis e outros impactos, o lucro saltou para US$ 0,64 por ação, contra US$ 0,27 anteriormente, e a receita aumentou 3,2%, para US$ 7,44 bilhões, mesmo com de o quarto trimestre do ano anterior ter tido uma semana a mais.

No quarto trimestre do ano passado, o prejuízo foi provocado por uma baixa contábil de US$ 560 milhões no negócio de carne bovina da processadora.

A oferta de frango dos EUA tem subido, o que ameaça os lucros de grandes produtoras de frango que continuam a ampliar o número de animais. Analistas afirmam que serão necessários cortes para evitar que os preços caiam com força. O preço médio do frango para a Tyson caiu 0,7% no quarto trimestre em relação ao ano anterior, enquanto o volume de vendas caíram 0,5%.

Para o novo ano fiscal, a empresa espera compensar os custos maiores da ração no setor de frangos, com preços mais altos e melhorias operacionais.

Em relação à empresa como um todo, com o primeiro trimestre em vias de acabar, o presidente e diretor executivo, Donnie Smith, destacou que “está se encaminhando para ser um trimestre forte e um outro bom ano”.

A receita no segmento de carne bovina da Tyson — a maior da empresa — subiu 1% enquanto o volume de vendas recuou 12% e os preços médios subiram 14%. Apesar de esperar uma redução gradual na oferta de gado, ela não “prevê uma mudança significativa nos fundamentos” desse negócio. Já a área de carne suína teve um aumento de 30% na receita e de 42% nos preços, impulsionando o resultado apesar de uma queda de 6,7% no volume.