Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Uberaba recebe encontro de sojicultores para criação da Aprosoja-MG

Nova entidade estadual será a 15ª da Aprosoja e a segunda na região sudeste. Encontro está marcado para o dia 20 de setembro

Daniel Popov, de São Paulo
Está marcada para o dia 20 de setembro, no sindicato rural de Uberaba, uma reunião com os sojicultores e entidades representativas do estado para a criação da Associação dos Produtores de Soja de Minas Gerais (Aprosoja-MG). Esta será a segunda unidade na região Sudeste e a 15ª Entidade regional da Aprosoja.

O presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges e o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa convocam todos os produtores a participarem desta reunião e também para começar a levantar os problemas vividos no estado e a necessidade de fortalecimento da representação dos sojicultores mineiros e as estratégias de atuação para aumentar a rentabilidade da atividade.

Atualmente Minas Gerais é o sexto produtor nacional de soja. O estado planta cerca de 1,4 milhão de hectares de soja, tem uma produção de 4,7 milhões de toneladas do grão e uma produtividade de 50 a 60 sacas por hectare.

“Esta nova entidade vem para fortalecer o setor e mostrar ao Brasil o valor da soja, que rende ao país R$ 25 bilhões por ano. Por isso precisamos nos organizar para mostrar a competência do produtor rural e também para ampliarmos nossa ação junto aos governos estaduais e federais, para que tenhamos renda”, diz Marcos da Rosa.

Prioridade é reduzir custos

“Os custos de produção aumentaram 100% nos últimos três anos e as margens caíram 124%. As cotações internacionais das commodities estão em queda, mas os custos não acompanharem a mesma tendência. São tempos difíceis para o produtor, mas estamos organizados em 14 estados e em nível nacional para reverter este quadro e já conseguimos muitos avanços”, salienta Marcos da Rosa, que também ocupa a segunda vice-presidência de Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

“Assim como fez Mato Grosso há mais de 10 anos, criamos em Goiás o Fundo de Incentivo à Cadeia da Soja que vai garantir a realização de investimentos em pesquisa e apoio institucional. Os produtores precisam se organizar em seus estados para continuarem na atividade”, reforça o vice-presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, mineiro de Araguari que acumula também a vice-presidência da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e a presidência da Aprosoja Goiás.

Data: 20/09

Horário: 13h (Brasília)

Local: Sindicato Rural de Uberaba

Endereço: Rua Manoel Brandão, 160 – Mercês, Uberaba

Telefone: (34) 3334-6500

Veja mais informações sobre soja

 

 

Sair da versão mobile