Segundo a entidade, os embarques do grão devem alcançar 285 mil sacas de 60 quilos cada neste mês, ante 272.755 sacas no mesmo intervalo de 2009 e 267.506 sacas em novembro deste ano.
? Os estoques de café nas mãos dos exportadores são elevados devido ao clima quente prevalecente nas áreas leste e central ? disse uma autoridade da UCDA, acrescentando que temperaturas mais elevadas estão beneficiando a colheita e a secagem dos grãos.
Dezembro, o terceiro mês da temporada 2010/11, é tido como o pico da atual colheita, e os cafeicultores devem continuar liberando mais estoques com a melhora dos preços ao produtor. A principal safra deve ser completamente colhida até fevereiro de 2011. O café das regiões leste e central do país contabiliza pelo menos 35% da produção total.
De acordo com a UCDA, as principais áreas de cultivo de Uganda receberam chuvas bem distribuídas no começo deste ano, que ajudaram na formação e no desenvolvimento dos grãos, elevando a produtividade da safra. A agência prevê que as exportações de café atinjam 3,1 milhões de sacas em 2010/11, acima das 2,7 milhões de sacas embarcadas na temporada anterior.
Uganda, maior produtor do tipo robusta na África, exporta quase toda a produção na forma de grãos, principalmente para União Europeia (UE), Estados Unidos e Ásia. As informações são da Dow Jones.