Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Última reportagem da série Eleições 2008 mostra exemplos de cidadania

Agricultor de 112 anos garante que vai votar este ano e jovem de 17 irá às urnas mesmo sem obrigação legalNa última reportagem da série Eleições 2008, o Canal Rural encontrou um dos eleitores mais experientes do Brasil e um jovem que, mesmo não precisando, vai às urnas. Com 112 anos de vida dedicada ao campo, o agricultor Pedro Firmino Vieira garante que vai votar este ano. Jean Carlo Sabini, de 17 anos, mostra que tem consciência de seu papel na democracia.

O dia 2 de maio deste ano foi uma data marcante para o jovem Jean Carlo. Foi quando o estudante de Agronomia tirou seu título de eleitor.

? Por ser a primeira vez e a gente fica pensando: será que o meu candidato vai ser eleito? E se for eleito, vai fazer alguma coisa que possa mudar a minha cidade? ? questiona o universitário.

Cerca de 2,92 milhões de eleitores têm entre 16 e 17 anos e estão aptos a votar nestas eleições. O número cresceu pouco mais de 360 mil em relação ao pleito passado. Hoje o adolescente já representa 2,24% dos eleitores do país ? aproximadamente 130,5 milhões de pessoas.

A quantidade de eleitores que têm acima de 70 anos de idade beira os 8,35 milhões. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2,61 milhões de eleitores têm mais de 79 anos, o equivalente a 2% do total do eleitorado.

É o caso do agricultor Pedro Firmino Vieira, que vive no interior do Rio Grande do Sul. Ele nunca foi à escola e não conhece nenhuma cidade grande. O mundo, para ele, é o campo. Mas tem muitas histórias para contar: testemunhou duas guerras mundiais, a chegada do homem à lua e todas as Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil, entre tantos outros acontecimentos.

Pedro é um dos eleitores mais antigos do país: tem 112 anos. Desde 1895, como mostra o título de eleitor. São dois casamentos, 11 filhos, 20 netos e 35 bisnetos. Agora em outubro a família espera que ele tenha condições de ir votar. Mais uma página de superação a ser escrita por este secular cidadão brasileiro.

? Se ele quiser ir, vamos levar. Tem que escolher bem o candidato, entender bem as propostas deles e o que eles tão prometendo para o povo para não se arrepender mais tarde. No nosso caso é importante saber se vem mesmo recurso para ajudar o pessoal da roça na hora que precisa ? diz a nora Jussara Noronha, também agricultora.

Sair da versão mobile