Segundo evento do ano tem como tema “Os desafios para a alta produtividade” e contará com seis palestras que abordarão desde biotecnologias até técnicas inovadoras
Daniel Popov, de São Paulo
Encerram-se hoje, às 18:00hrs, as inscrições no site para o segundo Fórum do Projeto Soja Brasil – Safra 2016/2017 – Os desafios para a alta produtividade, que acontecerá no parque de exposições Assis Brasil, município de Esteio (RS). O evento que acontece amanhã é uma realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), e tem o objetivo de promover a capacitação dos profissionais do campo de todo o País por meio de cursos e palestras.
O evento que poderá ser acompanhado ao vivo pelo site do Canal Rural, terá inicio às 19:15hrs com uma ação interativa sobre a sustentabilidade da biotecnologia, com a diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) Adriana Brondani.
Em seguida, o pesquisador da Embrapa e especialista em solo José Eloir Dernadin fará sua apresentação “Manejo de solo para alta produtividade”, demonstrando que o Brasil não evolui em produtividade há 15 anos. “No passado, quando as tecnologias eram repassadas diretamente ao produtor, havia preocupações com o manejo da propriedade como um todo, e hoje não existe mais isso”, garante Denardin.
Às 20hrs começa a palestra “Competitividade e inteligência de plantio”, liderado por Dirceu Gassen, pesquisador e consultor agropecuário. Ele destacará que o produtor que faz o manejo da lavoura adequado com certeza garante renda e consegue investir na ampliação da produtividade mesmo em tempos de custos elevados. “O produtor que maneja adequadamente consegue vingar na atividade e está bem tranquilo. Quem não faz isso direito vive chorando, endividado e acabará saindo da atividade”, garante ele.
Na sequencia uma das palestras mais aguardadas deste evento em Esteio, “Técnicas de rochagem”, com o pesquisador da Embrapa Éder Martins, que mostrará como essa técnica pesquisada desde a década de 1970 pode enfim colaborar para a redução de custos e melhoramento nutricional do solo.
Por fim o coordenador de pesquisa em agrometeorologia da Fundação ABC, Rodrigo Yoiti, abordará o tema “Ferramentas de monitoramento e previsão para o manejo da soja”. Para mediar e debater os temas o convidado desta vez foi o presidente da Aprosoja-RS, Décio Teixeira.
Para garantir sua vaga e participar deste evento basta clicar no link abaixo e se cadastrar gratuitamente.
2º Fórum Soja Brasil, Esteio (RS)
Os telespectadores também poderão encaminhar perguntas aos painelistas pela fan page do Projeto Soja Brasil no Facebook, basta acessar o link abaixo: