A obra tem o objetivo de estimular o aproveitamento máximo das plantas e promover a sustentabilidade ambiental por meio do conhecimento detalhado sobre as funções de cada nutriente.
Destinado a pesquisadores das áreas de ciências agrárias, especialmente zootecnia e engenharia agronômica e florestal, o livro foi escrito por Renato de Mello Prado, professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Unesp, em Jaboticabal (SP), além de coordenador do Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas (Genplant) da universidade.
Segundo a Unesp, além de incentivar o uso das análises químicas e o desenvolvimento de pesquisas básicas sobre as plantas brasileiras, o conteúdo da obra discorre sobre os elementos químicos básicos para a saúde das plantas: desde os orgânicos como carbono, oxigênio e hidrogênio, até os inorgânicos, entre eles o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e ferro.
Mello Prado divide esses elementos químicos em macroelementos, muito utilizados pelos vegetais, e microelementos, ressaltando também as funções que cada um deles exerce no metabolismo da planta, tanto na função estrutural do vegetal como na função enzimática.
São abordadas ainda questões científicas sobre o solo, absorção dos nutrientes, produção de culturas agrícolas, cultura em hidroponia e melhoramento genético, uma vez que a escolha das melhores plantas para determinado ambiente influi diretamente na colheita.