A informação é do presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil, Glauber Silveira, que participou nessa quarta, dia 2, de encontro com o ministro Wagner Rossi e o secretário executivo da pasta, Gerardo Fontelles. Segundo Silveira, Rossi e Fontelles disseram que os técnicos da Agricultura e da Fazenda irão avaliar, na próxima semana, o pleito. Em 2009, a União equalizou 40% dos encargos.
Silveira lembrou que em abril a associação de sojicultores de Mato Grosso, da qual também é presidente, entregou ao governo um documento contendo informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores locais para pagamento das dívidas. O documento se baseou num estudo elaborado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, mostrando que nesta safra são poucas as chances de o agricultor ter rentabilidade para pagamento das dívidas. O dirigente observa que a colheita de uma safra recorde de soja não significa rentabilidade para os produtores:
? Preço, câmbio e logística continuaram a penalizar os produtores e precisamos de medidas consistentes para que o produtor possa honrar seus compromissos.