A consultoria francesa reduziu a previsão da safra de trigo para 129,5 milhões de toneladas, queda de 3,6 milhões de toneladas frente à projeção de junho. Contudo, o volume fica apenas ligeiramente abaixo das 129,8 milhões de toneladas registradas em 2009/10.
Um declínio previsto no norte e oeste da Europa, incluindo importantes regiões produtoras no bloco Benelux – que compreende Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo -, na Alemanha, Polônia, França e Reino Unido, responde pela maior parte, ou 2,7 milhões de toneladas, do corte feito na estimativa da produção de trigo da UE.
A safra total de grãos do bloco europeu deve alcançar 281 milhões de toneladas em 2010/11, ficando 7 milhões de toneladas, ou 2,5%, abaixo da última previsão da Stratégie Grains. Na temporada anterior, a UE produziu 293 milhões de toneladas.
A consultoria francesa disse ainda que o forte ajuste para baixo, após um aumento de 100 mil toneladas entre as projeções de maio e junho, reflete condições climáticas adversas ao redor do continente europeu nas últimas semanas.
? O término do ciclo de plantio na Europa coincidiu com uma onda de calor extremo no oeste e chuvas excessivas no leste, o que provocou reduções nas estimativas da produção de ambas as partes da UE ? afirmou a Stratégie Grains.