Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

União Europeia entra oficialmente em recessão

Países do bloco vêm registrando seguidas quedas no PIBO Eurostat, escritório estatístico comunitário, confirmou nesta sexta, dia 13, a entrada em recessão dos 27 países-membros da União Europeia. Conforme o órgão, o PIB caiu pelo segundo trimestre seguido, se contraindo em 1,5% nos últimos três meses de 2008, após perder 0,2% no terceiro trimestre.

No acumulado de 2008, as economias ainda fecharam com pequeno crescimento, de 0,9% na UE e 0,7% nos países do euro. Entre os 15 Estados-membros sobre os quais o Eurostat forneceu dados atualizados, seis entraram em recessão. Entre as cinco grandes economias da União, a França é a única que se salva, por enquanto, da recessão oficial, pois Alemanha e Itália já acumulam três trimestres com o PIB em retrocesso e Espanha e Reino Unido, dois.

A deterioração da economia alemã se intensificou consideravelmente nos três últimos meses do ano, nos quais seu PIB caiu 2,1%, após uma queda de 0,5% no trimestre anterior. O PIB italiano caiu 1,8%, após perder 0,6% nos três meses anteriores. No Reino Unido, o retrocesso entre outubro e dezembro de 2008 foi de 1,5%, após uma baixa de 0,6% no terceiro trimestre. Na França a atividade econômica, que ainda tinha crescido 0,1% de julho a setembro, diminuiu 1,2% nos últimos três meses de 2008. Já a economia espanhola perdeu 1% entre outubro e dezembro.

Em comparação com o último trimestre de 2007, a economia da zona do euro caiu 1,2% e a da UE,1,1%, contra avanços de 0,6% e de 0,8%, respectivamente, no trimestre anterior.

Sair da versão mobile