Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

União Européia pede rigor nas leis antitabaco

Cigarro responde pela maior parte das mortes evitáveis no bloco europeuA Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) pediu aos Estados-membros que sejam mais rigorosos nas leis antitabaco a fim de garantir a proibição total do fumo em locais públicos fechados até 2012.

Atualmente apenas 10 países da UE aplicam estas normas de forma integral, mas quase todos têm algum tipo de regulamentação para proteger os cidadãos da fumaça de cigarro. Segundo a comissária europeia de saúde, Androulla Vassiliou, um em cada cinco europeus está diariamente exposto a esta substância nociva.

Em entrevista coletiva, ela disse que uma pessoa não fumante que viva com uma que é fumante tem 30% a mais de chance de ter câncer de pulmão ou problemas cardiovasculares, e que a exposição à fumaça é especialmente perigosa para a saúde de crianças e bebês.

Irlanda, Grã-Bretanha, França, Malta, Suécia, Finlândia, Letônia, Eslovênia, Holanda e Itália possuem legislação que proíbe integralmente fumar em locais públicos fechados e de trabalho. A Bulgária promete aplicá-la em 2010.

A comissária europeia disse que os cidadãos que residem nos demais Estados-membros “ainda não estão devidamente protegidos” da fumaça de cigarro em lugares públicos. Vassiliou se mostrou “especialmente preocupada” pela concentração de fumaça nos bares, pubs e discotecas onde o fumo é permitido, ainda mais por terem os jovens como principal público.

? Cada europeu deveria estar completamente protegido da exposição à fumaça de cigarro em sua rotina. A grande maioria é favorável às medidas restritivas ? afirmou a comissária.

A Comissão Europeia pede aos Estados-membros que adotem e apliquem leis para garantir proteção total aos cidadãos contra a fumaça do tabaco, de acordo com a convenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2003. As medidas devem ser adotadas durante os próximos três anos.

Além disso, a intenção é complementar a regulamentação com normas para melhorar a proteção às crianças, outras iniciativas para ajudar os fumantes a deixar o tabaco e o uso de mensagens de advertência nos maços de cigarros.

Segundo dados da UE, o tabaco provoca 500 mil mortes por ano entre os cidadãos e representa a maior causa de morte evitável no bloco europeu.

Sair da versão mobile